Talidomida (Via oral) Talidomida (tha-LID-oh-mide)Trata e previne o eritema nodoso hansênico, uma doença de pele causada pela lepra. Também usado em combinação com dexametasona para tratar mieloma múltiplo. |
Thalomid |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você já teve reação alérgica a talidomida. Este medicamento pode causar defeitos congênitos graves ou risco de morte em bebês. Você não deverá usar esse medicamento se estiver grávida. |
Como usar este medicamento: Cápsula - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- Tome este medicamento com água, pelo menos uma hora após a refeição da noite, de preferência na hora de dormir.
- Não abra a cartela de comprimidos até estar pronto para tomar a cápsula. Se você tocar em uma cápsula quebrada ou no medicamento da cápsula, lave a pele com água e sabão imediatamente.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida: Se faltarem mais de 12 horas para a próxima dose regular, tome a dose esquecida assim que possível. Se faltarem menos de 12 horas, pule a dose esquecida e tome a dose seguinte no horário normal. Não tome medicamento a mais para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Devolva as cápsulas não utilizadas para o seu médico ou farmacêutico.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento da talidomida. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Amiodarona (amiodarone), bortezomib, carbamazepina (carbamazepine), cimetidina (cimetidine), cisplatina (cisplatin), digoxina (digoxin), disulfiram, docetaxel, damotidina (famotidine), griseofulvina (griseofulvin), lítio (lithium), metronidazol (metronidazole), modafinil, paclitaxel, fenitoína (phenytoin), rifabutina (rifabutin), rifampicina (rifampin), erva-de-são-joão (St John wort), vincristina (vincristine)
- Pílulas anticoncepcionais
- Medicamentos para pressão arterial
- Medicamentos para tratar a depressão
- Medicamentos para tratar infecção pelo HIV
- Antibióticos de penicilina
- Informe o seu médico se usar qualquer outra substância que deixe você com sono. Alguns exemplos são medicamentos para alergia, analgésicos narcóticos e álcool.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - As mulheres devem usar duas formas de controle de natalidade, iniciando quatro semanas antes do começo do tratamento, durante o tratamento e pelo menos quatro semanas após a última dose. Os homens devem usar preservativos durante o sexo enquanto estiverem tomando este medicamento e pelo menos quatro semanas após a última dose, mesmo se tiverem feito vasectomia. Continue com o controle de natalidade, mesmo se a dose for interrompida por um curto período de tempo. Informe o médico imediatamente se você ou sua parceira pular um ciclo menstrual ou estiver grávida.
- Não doe sangue ou esperma enquanto estiver tomando este medicamento e pelo menos quatro semanas após a última dose.
- Informe ao médico se você estiver amamentando ou se tiver histórico de bradicardia (batimento lento), infecção por HIV, convulsões, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Aumento do risco de formação de coágulos, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral
- Danos nos nervos, que podem ser permanentes
- Aumento do risco de sangramento ou infecções
- Aumento do risco de reações cutâneas graves
- Síndrome da lise tumoral
- Este medicamento pode fazer você se sentir tonto, sonolento ou com vertigem. Evite dirigir ou fazer atividades que possam ser perigosas até conhecer os efeitos deste medicamento em você. Fique em pé ou sente-se lentamente se sentir vertigem.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Pele com bolhas, descascando ou com erupções vermelhas
- Mudança na quantidade ou frequência com que você urina, dores ou inchaço nas articulações, dor na região lombar ou lateral das costas, inchaço dos pés ou pernas
- Dor no peito, dificuldade para respirar, tosse com sangue
- Dor no peito que pode se espalhar, náuseas, sudorese anormal
- Febre, calafrios, tosse, nariz obstruído ou com coriza, dor de garganta, dores no corpo
- Vertigem, tontura, desmaio
- Dormência, formigamento ou dor com queimação nas mãos, braços, pernas ou pés
- Dormência ou fraqueza em um lado do corpo, dor de cabeça repentina ou intensa, problemas de visão, fala ou ao caminhar
- Convulsões
- Batimento cardíaco lento, irregular ou acelerado ou excessivamente forte
- Sangramento, hematomas ou fraqueza incomuns
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Ansiedade, agitação, confusão, tremores
- Constipação, perda de apetite, alterações de peso
- Leve erupção na pele ou pele seca
- Cansaço, sonolência
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |