Sirolimus (Via oral) Sirolimus (sir-OH-li-mus)Impede o corpo de rejeitar um rim após o transplante. Também trata limfangioleiomiomatose. |
Rapamune |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não use se você já teve reação alérgica ao sirolimus. |
Como usar este medicamento: Líquido, Comprimido - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- Tome o medicamento da mesma forma todos os dias. Isso significa tomá-lo no mesmo horário e regularmente, seja com, seja sem comida.
- Comprimido: Tome-o inteiro. Não esmague, quebre nem mastigue. Informe ao médico se você não conseguir engolir o comprimido.
- Líquido oral:
- Use a seringa que vem na embalagem para medir a dose. Esvazie o medicamento da seringa em um copo e misture-o com pelo menos 2 onças (¼ xícara ou 60 ml) de suco de laranja ou água. Não use nenhum outro líquido. Beba-o imediatamente. Adicione mais 4 onças (½ xícara ou 120 ml) de água ou suco de laranja no copo, agite novamente e beba logo em seguida, para garantir que tomou todo o medicamento.
- Se o líquido oral entrar em contato com sua pele, lave a área com água e sabão. Se você deixá-lo cair em seus olhos, lave-os com água.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
- Armazene o líquido oral no refrigerador. Não congele. Se o medicamento tornar-se turvo, deixe-o fora até que esteja em temperatura ambiente e agite-o até que a névoa desapareça. Você pode armazenar o líquido oral em temperatura ambiente por até 15 dias. Jogue fora qualquer medicamento não utilizado após 30 dias.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns alimentos e medicamentos podem afetar o funcionamento do sirolimus. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Anfotericina B (Amphotericin B), boceprevir (boceprevir), bromocriptina (bromocriptine), carbamazepina (carbamazepine), cimetidina (cimetidine), cisaprida (cisapride), claritromicina (clarithromycin), clotrimazol (clotrimazole), ciclosporina (cyclosporine), danazol (danazol), diltiazem (diltiazem), eritromicina (erythromycin), fluconazol (fluconazole), indinavir (indinavir), itraconazol (itraconazole), cetoconazol (ketoconazole), metoclopramida (metoclopramide), nicardipina (nicardipine), fenobarbital (phenobarbital), fenitoína (phenytoin), rifabutina (rifabutin), rifampicina (rifampin), rifapentina (rifapentine), ritonavir (ritonavir), erva-de-são-joão (St John's wort), telaprevir (telaprevir), telitromicina (telithromycin), troleandomicina (troleandomycin), verapamil (verapamil), voriconazol (voriconazole)
- Medicamentos para pressão arterial
- Não coma toranja nem tome suco de toranja enquanto estiver usando esse medicamento.
- Este medicamento pode interferir com vacinas. Consulte seu médico antes de tomar uma vacina contra a gripe ou outras vacinas.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Não é seguro tomar este medicamento durante a gravidez. Pode prejudicar o feto. Se você engravidar, informe seu médico imediatamente. Use uma forma eficaz de controle de natalidade durante o tratamento e por pelo menos doze semanas após parar de tomar o sirolimus.
- Informe o médico se você estiver grávida ou amamentando ou se tiver doença hepática, doença pulmonar, colesterol alto ou qualquer tipo de infecção.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Aumento do risco de infecção
- Aumento do risco de câncer, incluindo câncer de pele ou linfoma
- Má cicatrização
- Problemas renais
- Problemas pulmonares ou respiratórios
- Problemas de coagulação do sangue
- Este medicamento pode deixar a pele mais sensível à luz solar. Use protetor solar. Não use lâmpadas ultravioleta e câmaras de bronzeamento artificial.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Pele com bolhas, descascando ou com erupções vermelhas
- Alterações na quantidade ou frequência de eliminação de urina, urina turva ou com sangue, dor ao urinar, dor lateral ou nas costas.
- Dor no peito, tosse com sangue, dificuldade para respirar
- Confusão, fraqueza, tremores, problemas para pensar ou andar
- Febre, calafrios, tosse, dor de garganta, dores no corpo
- Vertigem, tontura, desmaio
- Alterações na pele ou tumores
- Glândulas inchadas nas axilas, no pescoço ou na virilha
- Ganho rápido de peso, inchaço nas mãos, tornozelos ou pés
- Sangramento ou hematomas incomuns, manchas vermelhas localizadas na pele ou palidez.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Diarréia, constipação, dor de estômago
- Dor nas articulações ou nos músculos
- Feridas na boca
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |