Rizatriptano (Via oral) Rizatriptano (rye-za-TRIP-tan)Trata enxaquecas. |
Maxalt , Maxalt-MLT |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não use este medicamento se você já teve uma reação alérgica a rizatriptano, ou se tiver doença cardíaca, angina, doença isquêmica do intestino, doença vascular periférica ou um histórico de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório (AIT). |
Como usar este medicamento: Comprimido, Comprimido efeverscente - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado. Use rizatriptano somente quando tiver enxaqueca.
- Se sua dor de cabeça melhorar mas depois voltar, você pode tomar uma segunda dose. Espere pelo menos 2 horas antes de tomar a segunda dose. Chame seu médico se a dor de cabeça não melhorar nada após a primeira dose.
- Comprimido: Tome-o inteiro com um copo d'água. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Suas mãos devem estar bem secas ao manusear o comprimido de dissolução. Descasque a película da embalagem e, em seguida, remova o comprimido. Não empurre o comprimido através da proteção. Coloque o comprimido na boca. Depois que o comprimido tiver se desmanchado, engula-o puro ou com um pouco de água.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Não use este medicamento se tiver tomado outro triptano ou um medicamento ergotamínico para enxaqueca nas últimas 24 horas, como diidroergotamina (dihydroergotamine), eletriptano (eletriptan), ergotamina (ergotamine), frovatriptano (frovatriptan), metisergida (methysergide), naratriptano (naratriptano), sumatriptano (sumatriptan) ou zolmitriptano (zolmitriptan).
- Não use este medicamento se tiver usado um inibidor da MAO (IMAO) nas últimas 2 semanas.
- Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do rizatriptano. Informe o médico se você estiver usando propranolol ou um medicamento para tratar a depressão.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao seu médico se você estiver grávida ou amamentando, ou se tiver doença renal, doença hepática, diabetes, pressão alta, colesterol alto, fenilcetonúria (PKU) ou um histórico familiar de doença cardíaca, ataque cardíaco, problemas de circulação do sangue ou acidente vascular cerebral. Informe ao seu médico se você fuma.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Maior risco de problemas de ritmo cardíaco, ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais
- Espasmos nos vasos sanguíneos
- Síndrome da serotonina (mais provável se usado em conjunto com outros medicamentos)
- Pressão alta
- Este medicamento pode deixá-lo tonto ou sonolento. Evite dirigir ou fazer atividades que possam ser perigosas até conhecer os efeitos deste medicamento em você.
- As dores de cabeça podem piorar se você usar medicamento para dores de cabeça por dez dias ou mais por mês. Entre em contato com seu médico se os sintomas não melhorarem ou se piorarem.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Ansiedade, inquietação, febre, suor, espasmos musculares, náuseas, vômitos, diarreia, ver ou ouvir coisas que não existem
- Dor no peito, dificuldade para respirar, desmaios, suor anormal, desmaios
- Batimento cardíaco acelerado, lento, irregular ou palpitações
- Dormência ou frio nas mãos ou nos pés
- Dormência ou fraqueza em um lado do corpo, problemas de visão, fala ou ao caminhar
- Dor de estômago intensa, diarreia com sangue, náuseas ou vômitos
- Aperto ou desconforto no peito, pescoço ou mandíbula
- Perda da visão ou alterações na visão que não fazem parte de uma enxaqueca normal
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: |
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |