Risedronato (Risedronate) (Via oral) Risedronato (Risedronate) (ris-e-DROE-nate)Trata ou previne a osteoporose. Também trata a doença de Paget dos ossos. |
Actonel , Atelvia |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não use se você teve uma reação alérgica ao risedronato ou se tiver problemas no esôfago ou dificuldade para engolir. Não use este medicamento se você não conseguir ficar de pé ou se sentar de maneira ereta por pelo menos 30 minutos depois de tomar o medicamento. |
Como usar este medicamento: Comprimido, Comprimido de liberação retardada - Use água pura para tomar o medicamento. O medicamento pode não funcionar tão bem se você usar outros líquidos.
- Comprimido de liberação retardada:
- Tome este medicamento uma vez por semana pela manhã logo após o café da manhã. Escolha um dia que melhor se encaixa em sua rotina e que seja fácil de ser lembrado.
- Sente-se para tomar este medicamento. Não se deite por pelo menos 30 minutos depois de tomar este medicamento.
- Tome o comprimido inteiro com 4 onças de água. Não quebre, não morda nem corte o medicamento.
- Comprimido de liberação regular:
- Tome esse medicamento pela manhã com estômago vazio. Siga as instruções com exatidão para diminuir o risco de problemas no esôfago.
- Se você tomar este medicamento uma vez por mês, tome-o na mesma data a cada mês. Escolha um dia que seja fácil de lembrar.
- Sente-se para tomar este medicamento. Não se deite por pelo menos 30 minutos após ter tomado o medicamento e não se deite até ter comido algum alimento.
- Engula o comprimido inteiro com 6 a 8 onças de água. Não mastigue nem chupe o comprimido.
- Aguarde pelo menos 30 minutos depois de tomar o medicamento antes de comer ou beber qualquer coisa ou tomar outros medicamentos. Isso ajudará seu corpo a absorver o medicamento.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida:
- Comprimido de liberação retardada: Tome uma dose na manhã seguinte ao dia em que você lembrou. Não tome dois comprimidos no mesmo dia. Volte a tomar o medicamento regularmente na semana seguinte.
- Comprimido de liberação regular:
- Uma dose por dia: Pule a dose esquecida e tome a próxima dose normal na manhã seguinte. Não tome dois comprimidos no mesmo dia.
- Uma dose por semana: Tome uma dose na manhã seguinte ao dia em que você lembrou. Volte a tomar o medicamento regularmente na semana seguinte.
- Uma dose uma vez por mês:
- Se a próxima dose estiver marcada para mais de 7 dias, tome a dose na manhã seguinte depois de se lembrar. Volte a tomar o medicamento regularmente no mês seguinte. Não tome mais de um comprimido em sete dias.
- Se a próxima dose estiver marcada para ser tomada em 1 a 7 dias, pule a dose esquecida e tome a próxima dose no dia agendado. Não tome mais de um comprimido em sete dias.
- Dose mensal com dois dias consecutivos:
- Se as próximas doses estiverem marcadas para ser tomadas em mais de 7 dias e você perdeu os dois comprimidos, tome uma dose na manhã seguinte ao dia que você se lembrou. Tome o segundo comprimido na outra manhã. Se tiver pulado duas doses, tome um comprimido na manhã seguinte do dia em que se lembrar. Volte a tomar o medicamento regularmente no mês seguinte. Não tome mais de dois comprimidos em sete dias.
- Se as próximas doses estiverem marcadas para ser tomadas em 1 a 7 dias, pule as doses perdidas e tome as próximas doses nos dias agendados. Não tome mais de dois comprimidos em sete dias.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do risedronato. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Medicamentos contra o câncer
- Medicamentos para artrite ou analgésicos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), como aspirina (aspirin), celecoxibe (celecoxib), diclofenaco (diclofenac), ibuprofeno (ibuprofen) ou naproxeno (naproxen)
- Esteroides, como a dexametasona (dexamethasone), a hidrocortisona (hydrocortisone), a metilprednisolona (methylprednisolone), a prednisona (prednisone) e a prednisolona (prednisolone)
- Tome o risedronato pelo menos 30 minutos antes de tomar qualquer outro medicamento oral, incluindo os suplementos de cálcio, magnésio, ferro ou alumínio, ou antiácidos.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe seu médico se estiver grávida ou a amamentando, ou se você tem doença renal, anemia, problemas de coagulação do sangue, azia, úlceras ou outros problemas de estômago ou intestino, ou um histórico de câncer. Informe ao seu médico se você tiver problemas dentários ou se usar dentadura. Também informe seu médico se você fuma ou se ingere bebida alcoólica.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Danos ao esôfago
- Baixo nível de cálcio no sangue
- Aumento do risco de fratura no osso da coxa
- Informe seu médico ou dentista que você está usando este medicamento. Este medicamento pode causar problemas no maxilar, principalmente se você arrancar um dente ou realizar outros tratamentos dentários.
- Esse medicamento pode interagir com o contraste usado para exames ósseos.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Pele com bolhas, descascando ou com erupções vermelhas
- Dor no peito, nova azia ou piora ou uma sensação de queimação na garganta
- Espasmos ou contrações musculares, dormência ou formigamento nos dedos da mão, do pé ou na boca.
- Dor ou dificuldade para engolir
- Dor, inchaço, dormência ou sensação de peso na boca ou no maxilar, dentes soltos ou outros problemas dentários
- Dor intensa nos ossos, articulações ou músculos
- Dor incomum nas coxas, virilhas ou quadris
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Dor leve nos ossos
- Leve dor ou mal-estar estomacal
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |