Praziquantel (Via oral) Praziquantel (praz-i-KWON-tel)Trata infecções causadas por parasitas, como vermes do fígado (lombrigas) ou esquistossoma (vermes do sangue). |
Biltricide |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Você não deve usar este medicamento se tiver tido uma reação alérgica a praziquantel, ou se tiver uma infecção ocular ou um histórico de convulsões. Você não deve usar este medicamento se também estiver usando rifampicina (Rifadin®, Rimactane®). Você poderá começar a tomar rifampicina um dia após concluir o tratamento com este medicamento. |
Como usar este medicamento: Comprimido - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- A maioria das pessoas deve esperar pelo menos 4 horas após tomar uma dose deste medicamento antes de tomar a dose seguinte. Não espere mais de 6 horas entre cada dose deste medicamento.
- Engula o comprimido com um pouco de líquido durante uma refeição. Tome os comprimidos inteiros. Não mastigue.
- Não quebre o comprimido, a menos que isso tenha sido recomendado pelo seu médico. Se você tiver sido orientado a quebrar seu comprimido, poderá fazê-lo pressionando a ranhura com a unha do polegar. Se for necessário um quarto de comprimido, quebre-o a partir da extremidade externa.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Informe a seu médico se você também estiver usando cloroquina (Aralen®), cimetidina (Tagamet®), dexametasona (Decadron®), eritromicina (E-Mycin®, Ery-Tab®), itraconazol (Sporanox®) ou cetoconazol (Nizoral®). Informe a seu médico se você também estiver usando medicamentos para convulsões, como carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, Dilantin® ou Tegretol®.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando. Você não deve amamentar no dia em que tomar este medicamento e durante as 72 horas (3 dias) seguintes.
- Informe ao médico se você tiver doença renal, doença hepática, doença cardíaca ou problemas de ritmo cardíaco.
- Informe a seu médico se você tiver cistos por vermes no cérebro. Seu médico poderá orientar para que você seja tratado em um hospital.
- Este medicamento pode deixá-lo tonto ou sonolento. Evite dirigir, utilizar máquinas ou fazer qualquer outra coisa que possa ser perigosa se você não estiver alerta no dia em que usar este medicamento e durante 24 horas após ter interrompido o uso.
- Entre em contato com seu médico se os sintomas não melhorarem ou se piorarem.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Diarreia sanguinolenta, dor de estômago.
- Batimento cardíaco acelerado, lento ou irregular.
- Febre, calafrios, tosse, dor de garganta e dores no corpo.
- Convulsões.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Sensação de movimento constante de si mesmo ou do ambiente.
- Sensação de cansaço ou tonturas.
- Dor de cabeça.
- Erupção cutânea leve, urticária ou coceira na pele.
- Dor muscular ou fraqueza.
- Náuseas, vômitos, dor de estômago, diarreia ou perda de apetite.
- Sensação de sono ou sonolência incomum.
- Dificuldade para dormir.
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |