Pioglitazona (pioglitazone) (Via oral) Pioglitazona (pioglitazone) (pye-oh-GLI-ta-zone)Trata o diabetes tipo 2. |
Actos |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você teve uma reação alérgica à pioglitazona ou se tiver insuficiência cardíaca grave. |
Como usar este medicamento: Comprimido - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos e alimentos podem afetar o funcionamento da pioglitazona. Informe ao médico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos:
- Insulina ou outros medicamentos para tratar diabetes
- Genfibrozila
- Rifampicina (rifampin)
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida, amamentando, se tiver doença hepática, doença cardíaca, insuficiência cardíaca ou câncer de bexiga.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Hipoglicemia
- Danos ao fígado
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Ossos quebrados, especialmente em mulheres
- Câncer de bexiga, se for tomado por mais de 12 meses
- Edema macular (inchaço atrás do olho)
- Mulheres: Este medicamento pode fazer com que você ovule se você não ovulava regularmente antes. Isso significa que você pode ficar grávida. Converse com seu médico sobre controle de natalidade se esta é uma preocupação para você.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Sangue na urina, dor ao urinar, necessidade urgente de urinar, mudança de frequência ou na quantidade de urina
- Visão turva, dificuldade para enxergar, alterações na visão
- Urina escura ou fezes esbranquiçadas, náuseas, vômito, perda de apetite, dor de estômago, olhos ou pele amarelados
- Vertigem, tontura, tremor ou aumento da fome
- Ganho rápido de peso, inchaço nas mãos, tornozelos ou pés, problemas respiratórios
- Cansaço ou fraqueza incomuns
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Tosse, nariz com coriza ou obstruído, espirros ou dor de garganta
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |