Penicilamina (Via oral) Penicilamina (pen-i-SIL-a-meen) Trata a doença de Wilson (muito cobre no organismo) e artrite reumatoide. Também ajuda a evitar pedras nos rins em pessoas que têm cistinúria (grande quantidade de cistina na urina). |
Cuprimine , Depen |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Você não deverá usar este medicamento se já tiver apresentado alguma reação alérgica ao metotrexato ou se estiver amamentando. Não use este medicamento se tiver tido problemas no sangue causados por penicilamina no passado. O medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, a menos que esteja sendo tratada para a doença de Wilson. Você não deve usar este medicamento para artrite reumatoide se você também tiver uma doença renal. |
Como usar este medicamento: Comprimido, Cápsula - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- É melhor tomar este medicamento com o estômago vazio, pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após as refeições. Não coma nem beba leite na primeira hora depois de tomar este medicamento.
- Siga cuidadosamente as instruções do médico em relação a qualquer dieta especial. Isso é especialmente importante tanto para a doença de Wilson quanto para e cistinúria.
- Para a cistinúria, a dose da hora de dormir é a mais importante. Você também deve beber bastante água todos os dias. Provavelmente terá de beber pelo menos um copo de líquido na hora de dormir e mais ou menos meio litro durante a noite. Um copo corresponde a 16 onças ou 2 xícaras.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Informe ao médico se você também estiver usando um medicamento com composto de ouro, como auranofina, tiomalato sódico de ouro, Myochrysine ®, Ridaura ®.
- Informe ao médico se você também estiver usando fenilbutazona ou medicamento para tratar malária, como mefloquina, quinina, quinidina, cloroquina, Atovaquona/proguanil, Malarone ®, Lariam ®, Aralen ®, Quinaglute ®.
- Não tome suplementos de ferro em até 2 horas de tempo que você toma penicilamina.
- Não tome qualquer outro medicamento ao mesmo tempo em que toma a penicilamina. Deixe passar pelo menos uma hora entre o hora de tomar penicilamina e a hora de outros medicamentos.
- Você não deve usar suplementos minerais enquanto estiver usando penicilamina.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao seu médico se tiver doença renal ou problemas no sangue. Informe ao seu médico se você for alérgico à penicilina.
- Entre em contato com seu médico se achar que ficou grávida enquanto estiver usando este medicamento. Se você tiver a doença de Wilson, você e seu médico precisarão decidir se deve continuar usando este medicamento durante a gravidez. Para algumas mulheres, é importante continuar tomando o medicamento para a mãe e o bebê ficarem saudáveis. Se você tiver artrite reumatoide ou cistinúria, será necessário parar de usar este medicamento.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas. Talvez também seja necessário fazer outros exames, como raios x.
- Para a doença de Wilson e a cistinúria, talvez seja necessário usar este medicamento por um a três meses para notar melhora. Os sintomas da doença de Wilson podem piorar ao começar a usar este medicamento. Se os sintomas ficarem muito fortes ou continuarem a piorar, informe ao médico.
- Para a artrite reumatoide, você pode ter surtos de sintomas de artrite de vez em quando. Se perceber novos sintomas ou se os sintomas voltarem ou piorarem, informe seu médico.
- Não pare de usar este medicamento sem antes conversar com o médico. Se você precisar começar a usá-lo novamente, há mais probabilidade de ter uma reação alérgica.
- Sua pele pode ficar mais frágil enquanto você estiver usando este medicamento, especialmente nos ombros, cotovelos, joelhos, dedos dos pés ou nas nádegas. A pele também pode cicatrizar mais lentamente que o normal. Converse com seu médico antes de fazer qualquer tipo de cirurgia, pois talvez seja necessário alterar a dose deste medicamento.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Urina com sangue ou turva.
- Febre, sozinha ou com calafrios ou dor de garganta.
- Fraqueza muscular, pálpebras caídas, visão dupla, dificuldade para enxergar.
- Dormência, formigamento ou dor com queimação nas mãos, braços, pernas ou pés.
- Placas escamosas, vermelhas ou pedaços soltos na suas pele ou bolhas (especialmente na boca).
- Erupção cutânea com febre, dor muscular, glândulas inchadas.
- Erupção cutânea, coceira, vermelhidão da pele (a qualquer momento durante o tratamento ou depois de parar o tratamento).
- Dificuldade para respirar, tosse com sangue, tosse sem explicação ou chiado no peito.
- Sangramento, hematomas ou fraqueza incomuns.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Perda de apetite ou de paladar.
- Náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago.
- Zumbido no ouvido.
- Rugas na pele, manchinhas brancas.
- Feridas, inchaço, rachaduras ou placas brancas nos lábios, na boca ou na garganta.
- Dor muscular fora do normal, dor nas articulações ou inchaço.
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |