Levotiroxina (Via oral) Levotiroxina (lee-voe-thye-ROX-een)Trata hipotireoidismo. Também trata o aumento do volume da glândula tireoide e o câncer de tireoide. |
Levoxyl , Synthroid , Tirosint , Unithroid |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você teve um ataque cardíaco recentemente. |
Como usar este medicamento: Cápsula, Comprimido - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você. Você pode precisar tomar esse medicamento por até seis a oito semanas para que os sintomas comecem a melhorar.
- Tome esse medicamento pela manhã com estômago vazio. Aguarde pelo menos 30 a 60 minutos antes de comer qualquer alimento.
- Cápsula: Tome-o inteiro. Não a corte nem esmague.
- Comprimido: Se este medicamento estiver sendo dado para um bebê ou criança pequena, você pode esmagar o comprimido e misturá-lo em uma a duas colheres de chá (5 a 10 mililitros) de água. Esse mistura pode ser dada com uma colher ou conta-gotas. Não misture o comprimido com qualquer outro líquido que não seja água. Não armazene a mistura. Se você não der o medicamento imediatamente após dissolvê-lo, descarte-o.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos e alimentos podem afetar o funcionamento da levotiroxina. Informe ao médico se você usa digoxina, um anticoagulante (como heparina, varfarina), insulina ou medicamento para diabetes que você toma por via oral (como glimepirida, glipizida, gliburida, metformina, repaglinida, tolbutamida) ou medicamento para tratar depressão (como amitriptilina, doxepina, imipramina, maprotilina, nortriptilina, sertralina).
- Se você usar antiácidos, medicamentos para tratar colesterol alto (como colestiramina, colesevelam, colestipol), orlistat, sevelamer, sucralfato ou qualquer medicamento que contenha cálcio ou ferro, tome-o pelo menos 4 horas antes ou 4 horas depois de tomar a levotiroxina.
- O farelo de algodão, as fibras alimentares, a farinha de soja (alimento para bebês) ou nozes podem diminuir a absorção desse medicamento. Converse com seu médico se você tiver alguma dúvida.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe a seu médico se você está grávida ou amamentando ou se tiver problemas de coagulação do sangue, diabetes, doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos (como doença da artéria coronária), problemas de ritmo cardíaco, angina, osteoporose, anemia perniciosa, problemas na glândula pituitária ou problemas na glândula suprarrenal.
- Este medicamento pode causar perda óssea, que pode causar osteoporose. Converse com seu médico se você tiver dúvidas ou preocupações sobre isso.
- Se você tiver diabetes, monitore os níveis de glicose no sangue ou na urina, conforme orientado pelo médico. Avise seu médico imediatamente se perceber qualquer alteração nos níveis de glicose.
- Informe seu médico ou dentista que você toma este medicamento.
- Não pare de usar esse medicamento de repente. Seu médico precisará diminuir lentamente sua dose antes de parar completamente.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Batimento cardíaco acelerado, em pancadas ou irregular
- Dor no peito que pode se espalhar, dificuldade para respirar, náuseas, suor incomum, desmaio
- Tremores ou convulsões
- Dor de cabeça intensa, visão turva ou dupla, vômitos (em crianças)
- Andar mancando, dor no quadril ou no joelho (em crianças)
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Alterações de apetite ou de peso
- Mudanças nos ciclos menstruais
- Perda de cabelo
- Nervosismo, sensibilidade ao calor, suor
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |