Entricitabina (Via oral) Entricitabina (em-trye-SYE-ta-been)Trata infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV provoca a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O Entricitabina não cura o HIV nem a AIDS, mas combinações de drogas podem diminuir a velocidade do avanço da doença. |
Emtriva |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Não use este medicamento se tiver tido reação alérgica a entricitabina. |
Como usar este medicamento: Cápsula, Líquido - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- O entricitabina é usado com outros medicamentos para tratar infecções por HIV. Tome todos os outros medicamentos que o médico tiver receitado como parte do tratamento combinado.
- Meça o medicamento líquido oral com uma colher de medição marcada, seringa oral ou copo medidor de remédio.
- Continue tomando o medicamento durante todo o tratamento, mesmo se começar a se sentir melhor.
- Você deve tomar este medicamento todos os dias e tentar não esquecer nenhuma dose. Entre em contato com o médico ou farmacêutico quando estiver ficando com pouco medicamento. Não fique sem o medicamento.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
|
Medicamentos e alimentos a serem evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Informe o médico se você também estiver usando lamivudina, Atripla®, Combivir®, Complera®, Epivir®, Epivir-HBV®, Epzicom®, Stribild™, Trizivir® ou Truvada®. Você não deve usar estes medicamentos com emtricitabina.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe o médico se você estiver grávida ou tiver alguma doença renal ou hepática, especialmente hepatite B.
- Não amamente. Você pode transmitir HIV ou AIDS ao seu bebê através do leite materno.
- Duas reações raras, porém graves, a este medicamento são acidose láctica (excesso de ácido no sangue) e aumento do fígado. Estas são mais comuns se você for mulher, estiver muito acima do peso ou tiver tomado medicamentos anti-HIV por um longo período. Consulte o médico imediatamente se você sentir muito cansaço, fraqueza, tiver náuseas, vômitos, dificuldade para respirar ou se a pele ou os olhos ficarem amarelados.
- Quando você começar a tomar medicamentos contra o HIV, seu sistema imunológico pode se fortalecer. Avise seu médico imediatamente se perceber qualquer alteração na sua saúde. Às vezes, o sistema imunológico começa a lutar contra infecções que estavam ocultas em seu corpo, como doença de Graves, síndrome de Guillain-Barré, pneumonia ou tuberculose.
- Esse medicamento pode fazer com que você fique com excesso de gordura corporal. Informe seu médico se você notar alterações na forma do corpo, como um aumento na quantidade de gordura na parte superior das costas e no pescoço ou ao redor da área do peito e do estômago. Você também pode perder a gordura das pernas, braços e rosto.
- Este medicamento não impedirá a transmissão do HIV para outras pessoas. Sempre pratique sexo seguro, mesmo que seu parceiro também tenha HIV. Não compartilhe agulhas ou outros itens que possam ter sangue ou fluidos corporais.
- Não altere a dose ou pare de tomar este medicamento, mesmo que por um curto período de tempo, sem falar com o médico.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Mudanças no volume ou frequência de eliminação de urina
- Urina de cor escura ou fezes claras, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor na parte superior do estômago ou olhos ou pele amarelados
- Extrema fraqueza, cansaço ou confusão
- Respiração rápida ou dificuldade para respirar
- Vertigem ou desmaio
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Mudanças na cor da pele das suas mãos ou dos pés
- Tosse, nariz escorrendo ou entupido
- Diarreia, náuseas
- Dor de cabeça ou tontura
- Erupção leve
- Cansaço ou fraqueza
- Sonhos incomuns, dificuldade para dormir
- Ganho de peso em volta do pescoço, na parte superior das costas, nas mamas, no rosto ou na cintura
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |