Document View > Delavirdine (Oral) (Tablet)

Delavirdine (Oral) (Tablet)

Delavirdina (delavirdine) (Via oral)
Delavirdina (delavirdine) (del-a-VIR-deen)Trata infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV provoca a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). A delavirdina não cura o HIV nem a AIDS, mas combinações de drogas que tratam a infecção por HIV podem retardar o avanço da doença e prolongar sua vida.
Rescriptor

Casos em que este medicamento não deve ser usado:
Você não deve usar este medicamento se já apresentou reação alérgica à delavirdina (delavirdine).

Como usar este medicamento:
Comprimido

  • O seu médico lhe dirá quanto usar e com que frequência. Não pare de usar este medicamento nem mude a quantidade que você toma sem consultar seu médico primeiro.
  • Você pode tomar os comprimidos com ou sem alimento.
  • Os comprimidos podem ser dissolvidos em cerca de 3 onças (aproximadamente 1/2 copo) de água. Pode levar alguns minutos para que os comprimidos se dissolvam. Quando os tabletes se dissolverem, mexa a mistura e beba-a imediatamente. Enxágue o copo com mais água e beba-a também, para ingerir todo o medicamento.
  • Os pacientes que não produzirem ácido estomacal suficiente (acloridria) devem tomar este medicamento com uma bebida ácida, como suco laranja ou de amora.

Medicamentos e alimentos a ser evitados:
Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos.

  • Informe seu médico se você estiver tomando astemizol (Hismanal®), terfenadina (Seldane®), cisaprida (Propulsid®), ergotamina, alprazolam (Xanax®), midazolam (Versed®), triazolam (Halcion®), rifabutina (Mycobutin® ), quinidina, claritromicina (Biaxin®), dapsona, bloqueadores dos canais de cálcio, como amlodipina, felodipina, isradipina, nifedipina e outros, fluoxetina (Prozac®) ou cetoconazol. A combinação da delavirdina com esses medicamentos pode aumentar o risco de efeitos colaterais indesejáveis desses medicamentos ou da delavirdina.
  • Os seguintes medicamentos podem impedir que a delavirdina funcione corretamente: carbamazepina (Tegretol®), fenitoína (Dilantin®), fenobarbital, rifampicina (Rifadin®) ou bloqueadores de ácido, como cimetidina (Tagamet), famotidina (Pepcid®), nizatidina (Axid®) ou ranitidina (Zantac®). Informe ao seu médico se você estiver usando esses medicamentos ou outros.
  • Informe ao médico se você estiver usando anticoagulante (Coumadin®), indinavir (Crixivan®) ou saquinavir (Invirase®). O seu médico pode querer mudar a dose desses medicamentos.
  • Você não deve usar didanosina (didanosine) ou antiácidos dentro de 1 hora antes ou uma hora depois da dose de delavirdina (delavirdine).

Cuidados ao usar este medicamento:

  • Se você tiver doença hepática, consulte o médico antes de usar delavirdina (delavirdine).
  • Você pode ter uma erupção ao começar a usar este medicamento. A erupção pode ser leve e desaparecer em 1 ou 2 semanas. Informe ao seu médico imediatamente se você tiver uma erupção. Seu médico pode receitar-lhe um medicamento que ajude a diminuir a coceira ou o desconforto.
  • Pare de usar o medicamento e consulte o seu médico imediatamente se tiver erupção cutânea com febre, bolhas, feridas na boca, vermelhidão nos olhos, inchaço ou dores musculares ou nas articulações.
  • Se você estiver grávida, converse com seu médico antes de tomar delavirdina (delavirdine).
  • Você não deve amamentar se você tiver HIV ou AIDS porque você poderá passar a infecção ao seu bebê através do leite materno.
  • Informe ao seu médico sobre qualquer alteração em sua saúde. Os efeitos a longo prazo deste medicamento ainda não são conhecidos.
  • A delavirdina não impedirá que você transmita o HIV a seu parceiro durante o sexo. Certifique-se de que entendeu e pratique sexo seguro, mesmo que seu parceiro também tenha HIV. Não compartilhe agulhas com ninguém.

Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento:
Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente:

  • Erupção cutânea, especialmente erupção com febre, bolhas, feridas na boca, vermelhidão nos olhos, inchaço ou dores articulares e musculares

Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico:

  • Diarreia, náusea, vômitos.
  • Cansaço, dor de cabeça

Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico.
Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088