Carbidopa/Levodopa (Via oral) Carbidopa (kar-bi-DOE-pa), Levodopa (lee-voe-DOE-pa)Trata os sintomas da doença de Parkinson. |
Rytary , Sinemet 10-100 , Sinemet 25-100 , Sinemet 25-250 , Sinemet CR |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você teve uma reação alérgica à carbidopa ou à levodopa ou se você tiver glaucoma de ângulo fechado, lesões na pele ou um histórico de câncer de pele. |
Como usar este medicamento: Cápsula de ação prolongada, Comprimido, Comprimido efeverscente, Comprimido de ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- Este medicamento levará mais tempo para funcionar se você tomá-lo com alimentos com alto teor de gordura ou ricos em proteína. Pergunte a seu médico ou farmacêutico se você deve tomá-lo 1 ou 2 horas antes da refeição.
- Comprimido de desintegração: Suas mãos devem estar bem secas ao manusear o comprimido. Não remova o comprimido do frasco até que esteja pronto para tomá-lo. Coloque o comprimido na parte superior da língua, onde ele se desmanchará rapidamente.
- Comprimido ou cápsula de liberação prolongada: Tome a cápsula ou o comprimido inteiro. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Se você não conseguir engolir a cápsula de liberação prolongada, você poderá abri-la e despejar o medicamento em uma pequena quantidade de alimento leve, como iogurte ou purê. Mexa bem esta mistura e engula sem mastigar.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Não use este medicamento se tiver usado um inibidor da MAO (MAOI) nos últimos 14 dias.
- Alguns alimentos e medicamentos podem afetar o funcionamento da carbidopa/levodopa. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Isoniazida (isoniazid), metoclopramida (metoclopramide), papaverina (papaverine), fenitoína (phenytoin), reserpina (reserpine), risperidona (risperidone), tetrabenazina (tetrabenazine)
- Medicamentos à base de fenotiazina (phenothiazine), (como a clorpromazina [chlorpromazine], a perfenazina [perphenazine], a prometazina [promethazine], a proclorperazina [prochlorperazine] e a tioridazina [thioridazine])
- Medicamentos para pressão arterial
- Medicamento para tratar a depressão ou doença mental
- Informe ao médico se você estiver usando algum suplemento mineral ou multivitamínico com ferro.
- Informe o seu médico se usar qualquer outra substância que deixe você com sono. Alguns exemplos são medicamentos para alergia, analgésicos narcóticos e álcool.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se estiver grávida, amamentando, se tiver doença renal, doença hepática, problemas endócrinos, problemas pulmonares ou respiratórios (como asma), distúrbios do sono, problemas cardíacos ou nos vasos sanguíneos, problemas de ritmo cardíaco ou um histórico de ataques cardíacos. Informe ao médico se você tiver glaucoma de ângulo aberto, fenilcetonúria (PKU) ou um histórico de úlcera no estômago ou doença mental.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Discinesia (dificuldade para controlar os movimentos)
- Correm maior risco de câncer de pele
- Mudanças incomuns no pensamento ou comportamento, como a necessidade de jogar ou um aumento do desejo sexual
- Este medicamento pode deixá-lo tonto ou sonolento ou fazer com que você durma inesperadamente. Isso pode acontecer enquanto estiver dirigindo, comendo ou falando. Informe ao médico imediatamente se isso acontecer. Evite dirigir ou fazer atividades que possam ser perigosas até conhecer os efeitos deste medicamento em você.
- Se você já estiver tomando levodopa, pare de tomá-lo pelo menos 12 horas antes de iniciar o tratamento com a combinação de carbidopa/levodopa.
- Este medicamento pode fazer com que a saliva, o suor ou a urina fique de cor vermelho-escura, marrom ou preta. Isso não é motivo para preocupação, mas pode manchar suas roupas.
- Não pare de usar esse medicamento de repente. Seu médico precisará diminuir lentamente sua dose antes de parar completamente.
- Informe seu médico ou dentista que você está usando este medicamento. Este medicamento pode afetar determinados exames médicos.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Dor no peito, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado ou irregular
- Comportamentos compulsivos ou compulsão intensa que não pode ser controlada
- Adormecer durante uma atividade
- Movimentos musculares constantes que você não pode controlar (geralmente no rosto, língua ou mandíbula)
- Comportamento incomum, alterações de humor, ver ou ouvir coisas que não existem ou pensamentos de ferir a si mesmo
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Sonolência ou sensação de sono
- Dor de cabeça, dificuldade para dormir
- Vertigem, tontura ou desmaio
- Náuseas
- Urina cor de rosa ou vermelha, suor ou saliva escurecidos ou suor excessivo
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |