O QUE VOCÊ PRECISA SABER: O que é Ebola? Ebola é uma doença fatal causada por um vírus. O Ebola foi descrito pela primeira vez na África Ocidental. Pessoas de outros países também tem sido diagnosticadas com Ebola. Como o Ebola é transmitido? Uma pessoa com Ebola deve apresentar os sintomas para ser contagiosa (poder disseminar o vírus). O Ebola não é transmitido pelo ar, água ou alimentos. O vírus se espalha através de uma fissura na sua pele ou mucosas de seus olhos, nariz ou boca. Você pode pegar o vírus por meio do contato direto com qualquer um dos seguintes fatores: - O sangue ou fluidos corporais, como urina, fezes, saliva, suor, vômito ou leite materno de uma pessoa doente
- Itens que foram contaminados com o vírus, como roupas, roupas de cama, agulhas e seringas
Quais são os sintomas do Ebola? Os sintomas podem aparecer de 2 a 21 dias após a pessoa ser exposta ao contato com alguém que tenha sintomas de Ebola. Fale com o seu médico imediatamente se você teve contato com alguém que tenha Ebola e você tiver os seguintes sintomas: - Febre repentina acima de 100,4° F com qualquer um dos sintomas a seguir:
- Fadiga
- Diarreia
- Dor de cabeça intensa.
- Dor muscular e fraqueza
- Dor abdominal
- Vômitos
- Sangramento ou machucados que não têm explicação
Como posso me proteger contra o Ebola? Nenhum tratamento ou vacina foi aprovado para uso. Proteja-se do Ebola fazendo o seguinte: - Pratique sexo seguro. Sempre use camisinha. O sêmen de um homem infectado precisa ser testado para o vírus Ebola. É necessário ter dois testes com resultado negativo antes de fazer sexo sem camisinha. Manuseie as camisinhas usadas cuidadosamente para evitar que o sêmen entre em contato com alguém. Jogue o preservativo usado fora. Certifique-se de que ninguém tocará nele acidentalmente após estar no lixo.
- Lave sempre as mãos. Lave com água e sabão ou use desinfetante à base de álcool.
- Não toque em sangue ou fluidos corporais de pessoas que estejam doentes. Fluidos incluem urina, fezes, saliva, vômito e suor.
- Não manuseie itens que possam ter tocado em sangue ou fluidos corporais de uma pessoa doente. Isso inclui roupas, roupas de cama, agulhas e seringas.
- Não toque o corpo de alguém que morreu de Ebola.
Entre em contato com o profissional de saúde ou Secretaria de Saúde local, se: Você teve contato com alguém que tenha Ebola. Você pode precisar ser colocado em quarentena. |