Pioglitazona/Metformina (Via oral) Cloridrato de metformina (metformin hydrochloride) (met-FOR-min hye-droe-KLOR-ide), Cloridrato de pioglitazona (pye-oh-GLI-ta-zone hye-droe-KLOR-ide)Usado juntamente com dieta adequada e exercícios, para ajudar a controlar o nível de glicose em pacientes com diabetes tipo 2. |
Actoplus Met , Actoplus Met XR |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Você não deve usar este medicamento se teve uma reação alérgica à pioglitazona ou à metformina. Você não deve usar este medicamento se tiver câncer de bexiga, insuficiência cardíaca grave, doença hepática grave, doença renal grave, diabetes tipo 1, acidose metabólica (ácido no sangue) ou cetoacidose diabética (cetonas no sangue). Você deve conversar com seu médico sobre a interrupção temporária deste medicamento se você for submetido a uma cirurgia ou a um procedimento de raios X com injeção de corantes (agentes de contraste) na veia. |
Como usar este medicamento: Comprimido, Comprimido de ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- É melhor tomar este medicamento com alimentos ou leite.
- Siga cuidadosamente as instruções do seu médico em relação a dietas especiais, exercícios ou perda de peso. Verifique regularmente sua taxa de glicose no sangue em casa.
- Engula inteiro o comprimido de liberação prolongada. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Se você tomar o comprimido de liberação prolongada, parte do comprimido pode passar para suas fezes. Isso é normal e não há motivo para preocupação.
- Beba mais líquido para urinar com mais frequência e prevenir problemas renais.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Informe ao médico se você estiver usando outros medicamentos para tratar o diabetes, como insulina. Informe o médico se você também usa digoxina (Lanoxin®), genfibrozila (Lopid®), isoniazida (Nydrazid®), midazolam (Versed®), morfina, ácido nicotínico (Nicobid®, Nicolar®), fenitoína (Dilantin®), procainamida (Procanbid®, Pronestyl®), quinidina (Quinidina®), quinina, ranitidina (Zantac®), rifampicina (Rifadin®, Rimactane®), trimetoprima (Bactrim®, Primsol®, Proloprim®, Septra®) ou vancomicina (Vancocin®, Vancoled®).
- Informe o médico se você estiver usando um medicamento para asma, descongestionantes, diuréticos ou "pílulas d'água" (como amilorida, furosemida, triantereno, Dyrenium® ou Lasix®), um medicamento esteroide (como dexametasona, prednisolona, prednisona ou Medrol®), um medicamento de fenotiazina (como proclorperazina, Compazine®, Mellaril®, Phenergan®, Thorazine® ou Trilafon®), reposição de hormônio da tireoide (como levotiroxina, liotironina, Cytomel® ou Synthroid®), hormônios de estrógeno (como Premarin®) ou pílulas anticoncepcionais. Informe o médico se usar medicamentos para o coração ou pressão arterial como amlodipina, nifedipina, verapamil, Adalat®, Cardizem®, Lotrel®, Norvasc®, Procardia® ou Tiazac®.
- Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver usando este medicamento.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando. Algumas mulheres poderão ter mais risco de engravidar enquanto estiverem tomando esse medicamento. Se você teve problemas de ovulação e menstruações irregulares no passado, esse medicamento pode fazer com que você ovule. Isso pode aumentar as chances de você engravidar. Converse com seu médico sobre métodos eficientes de controle de natalidade enquanto estiver usando esse medicamento.
- Informe o médico se você tem doença renal, doença hepática, insuficiência cardíaca congestiva, edema (problemas de retenção de líquidos ou inchaço), edema macular (inchaço da parte de trás do olho), problemas nas glândulas supra-renais, problemas na glândula pituitária ou um histórico de alcoolismo ou câncer de bexiga.
- Esse medicamento poderá não funcionar bem se você realizar uma cirurgia, se machucar ou ficar doente. Também evite se desidratar enquanto estiver usando o medicamento, especialmente, se tiver febre, vômitos ou diarreia. Certifique-se de tomar mais líquido quando se exercitar ou aumentar o seu nível de atividade ou se você suar mais do que o habitual.
- Fale com o seu médico imediatamente se começar a sentir dores no peito, falta de ar, inchaço excessivo nas mãos, pulsos ou tornozelos, ou se estiver engordando rapidamente. Esses podem ser sintomas de um problema cardíaco grave.
- Esse medicamento pode causar em algumas pessoas um problema de saúde raro, porém grave, chamado acidose lática. Ligue para o médico imediatamente se você ficar doente ou se tiver um cansaço fora do normal, fraqueza, dor muscular, dor de estômago, problemas para respirar, febre ou náuseas.
- Informe seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas: perda de apetite, náuseas, vômitos, dor estomacal, cansaço ou fraqueza incomuns, perda de peso e olhos ou pele amarelada. Esses podem ser sintomas de um problema hepático grave.
- Esse medicamento pode aumentar o risco de câncer de bexiga se for tomado por mais de 12 meses. Informe ao médico imediatamente se você apresentar sangue na urina, grande necessidade ou necessidade frequente de urinar, dor ao urinar ou dor nas costas, na parte inferior do abdome ou no estômago.
- Fale com o médico se estiver com a vista turva, se tiver dificuldade para enxergar ou qualquer outra alteração na visão durante o tratamento. Talvez o médico recomende um exame de vista com um oftalmologista (médico especialista em olhos).
- Esse medicamento pode aumentar o risco de fraturas ósseas em mulheres. Converse com o médico sobre como manter seus ossos fortes para evitar fraturas.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas. Talvez você precise verificar regularmente a taxa de glicose no sangue em casa.
- Algumas ações que podem baixar o nível de glicose são praticar mais exercícios do que o normal ou passar muito tempo sem se alimentar. Informe ao médico qualquer alteração repentina em sua saúde.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Vista turva ou outras mudanças na visão.
- Alterações na quantidade ou frequência de eliminação de urina ou dor ao urinar.
- Sensação de frio nos braços e pernas.
- Fezes claras ou urina de cor escura.
- Fraqueza, cansaço ou confusão extremos.
- Vertigem ou desmaio, batimento cardíaco lento ou irregular.
- Náuseas, vômitos, perda de apetite ou dor na parte superior do estômago.
- Dor ou inchaço nos braços ou pernas, sem lesões.
- Respiração rápida, dificuldades para respirar ou dor de estômago dom náusea e vômitos.
- Ganho rápido de peso.
- Vômitos intensos com febre ou diarreia.
- Falta de ar com suor frio e pele azulada.
- Inchaço nas mãos, tornozelos ou pés.
- Fraqueza fora do comum, hematomas ou palidez.
- Amarelecimento da pele ou do branco dos olhos.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Sintomas de resfriado ou gripe.
- Tontura.
- Dor de cabeça.
- Náusea leve, diarreia ou mal-estar estomacal.
- Dor nas articulações ou nos músculos.
- Problemas nos dentes.
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |