Oxcarbazepina (Oxcarbazepine) (Via oral) Oxcarbazepina (Oxcarbazepine) (ox-kar-BAZ-e-peen)Trata convulsões. |
Oxtellar XR , Trileptal |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você já teve uma reação alérgica à oxcarbazepina. |
Como usar este medicamento: Líquido, Comprimido, Comprimido de ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Engula inteiro o comprimido de liberação prolongada. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Líquido oral: Meça o medicamento líquido oral com uma colher de medição marcada, seringa oral ou copo medidor de remédio. Agite bem antes de medir a dose. Engula o medicamento diretamente, ou misture-o em um copo com uma pequena quantidade de água e beba toda a mistura imediatamente.
- Alimentos:
- Tome o comprimido de liberação prolongada com o estômago vazio, pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de uma refeição.
- Você pode tomar o líquido oral e o comprimido com ou sem alimentos.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Armazene o líquido oral no recipiente original e use dentro de sete semanas após abrir o frasco. Jogue fora todo o líquido não utilizado.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos e alimentos podem afetar o funcionamento deste medicamento. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes medicamentos:
- Medicamento bloqueador de canal de cálcio, incluindo felodipina (felodipine) ou verapamil
- Outros medicamentos para controlar convulsões
- Informe o seu médico se usar qualquer outra substância que deixe você com sono. Alguns exemplos são medicamentos para alergia, analgésicos narcóticos e álcool.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe seu médico se você estiver grávida, amamentando ou se tiver doença renal ou doença hepática. Informe ao seu médico se você for alérgico a carbamazepina (carbamazepine) ou tartrazina (tartrazine).
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- DRESS (Reação à droga com eosinofilia e sintomas sistêmicos), que pode danificar órgãos como o fígado, rim ou coração
- Níveis baixos de sódio no sangue
- Graves reações alérgicas ou na pele
- Diminuição dos níveis de células sanguíneas, que pode causar problemas de sangramento ou aumentar o risco de infecção
- Este medicamento pode causar depressão, pensamentos de suicídio, ou mudanças de humor ou comportamento. Informe ao médico se você tiver um histórico de depressão ou problemas de saúde mental.
- Não pare de usar esse medicamento de repente. Seu médico precisará diminuir lentamente sua dose antes de parar completamente. As convulsões podem se tornar mais frequentes se você parar de usar este medicamento repentinamente.
- Anticoncepcionais hormonais podem não funcionar tão bem enquanto você estiver usando este medicamento. Se necessário, use um tipo diferente de controle de natalidade. Converse com seu médico se você tiver alguma dúvida.
- Este medicamento pode deixá-lo tonto ou sonolento. Evite dirigir ou fazer qualquer outra atividade que possa ser perigosa até saber como este medicamento o afeta.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Pele com bolhas, descascando ou com erupções vermelhas
- Confusão, fraqueza, contração muscular
- Febre, erupção cutânea ou glândulas inchadas nas axilas, no pescoço ou na virilha
- Pensamentos ou comportamentos incomuns, pensamentos de se machucar, ou sentir-se deprimido, irritável, nervoso, inquieto
- Sangramento, hematomas ou fraqueza incomuns
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Tontura ou dor de cabeça
- Náuseas, vômitos, dor no estômago.
- Dificuldade de concentração ou para falar, cansaço, perda de coordenação motora, dificuldade para andar
- Alterações na visão, visão dupla
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |