Morfina (morphine), liberação lenta (Via oral) Morfina (morphine) (MOR-feen)Trata dores moderadas e graves. Este remédio é um medicamento narcótico para dor. |
Kadian , MS Contin |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você teve uma reação alérgica à morfina, codeína (codeine), hidrocodona (hydrocodone), diidrocodeína (dihydrocodeine) ou oxicodona (oxycodone), se você tiver problemas de respiração, problemas pulmonares graves ou íleo paralítico. |
Como usar este medicamento: Cápsula de ação prolongada, Cápsula de 24 horas, Comprimido de ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você. Uma overdose pode ser perigosa. Siga cuidadosamente as instruções para não tomar uma quantidade excessiva do medicamento de uma só vez.
- Engula inteiro o comprimido de liberação prolongada. Não esmague, quebre nem mastigue. Não ingira um tablete que esteja danificado ou quebrado.
- Engula a cápsula de liberação prolongada inteira. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Se você não conseguir engolir a cápsula de liberação prolongada, poderá abri-la e despejar o medicamento em uma pequena quantidade de purê de maçã. Mexa bem esta mistura e engula sem mastigar.
- As cápsulas de liberação prolongada de morfina funcionam de modo diferente dos comprimidos de morfina normais, até mesmo aqueles com dose igual. Não mude de uma forma para outra exceto por orientação médica.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida: Se você esquecer uma dose deste medicamento, pule-a e tome a próxima dose no horário normal, no dia seguinte. Não tome doses duplas.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Armazene o medicamento em um lugar seguro. Não descarte medicamento não utilizado no lixo. Pergunte ao seu farmacêutico sobre a melhor forma de se desfazer do medicamento que não use.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento da morfina. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes medicamentos:
- Cimetidina (cimetidine)
- Quinidina (quinidine)
- Um diurético (pílula d'água)
- Um medicamento à base de fenotiazina (phenothiazine)
- Um inibidor da MAO (IMAO) nos últimos 14 dias
- Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver usando este medicamento.
- Informe o seu médico se usar qualquer outra substância que deixe você com sono. Alguns exemplos são medicamentos para alergia, analgésicos narcóticos e álcool. Informe ao seu médico se você também estiver usando buprenorfina, butorfanol, nalbufina, pentazocina ou um relaxante muscular.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida, amamentando, se você tiver doença renal, doença hepática, doença cardíaca, pressão arterial baixa, problemas para respirar, doença pulmonar (como asma ou DPOC), problemas na vesícula biliar, problemas no pâncreas, próstata aumentada, dificuldade para urinar, problemas estomacais ou intestinais. Informe o médico se tiver um histórico de lesão na cabeça, lesão cerebral, depressão, convulsões ou abuso de álcool ou drogas.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Alto risco de superdosagem, que pode levar à morte
- Depressão respiratória (problema de respiração grave que pode representar risco de morte)
- Este medicamento pode causar dependência. Não use mais do que a dose prescrita. Entre em contato com seu médico se você achar que o medicamento não está funcionando.
- Não pare de usar esse medicamento de repente. Seu médico precisará diminuir lentamente sua dose antes de parar completamente.
- Este medicamento pode deixá-lo tonto, com vertigem ou sonolento. Evite dirigir ou fazer qualquer outra atividade que possa ser perigosa até saber como este medicamento o afeta. Sente-se ou deite-se caso se sinta tonto. Levante-se cuidadosamente.
- Este medicamento pode causar constipação, especialmente em uso a longo prazo. Pergunte ao seu médico se você deve usar também um laxante para prevenir e tratar constipação.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Lábios, unhas ou pele roxa
- Tontura ou extrema fraqueza, respiração superficial, batimento cardíaco lento ou irregular, suor, pele fria e úmida, convulsões
- Confusão grave, vertigem, tontura, desmaio
- Constipação extrema, dor no estômago ou vômitos
- Dificuldade para respirar ou respiração lenta
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Constipação leve, náuseas ou vômitos
- Leve sonolência ou cansaço
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |