Interferon Alfa-2b (Por injecção) Interferon Alfa-2b (in-ter-FEER-on AL-fa-2b)Trata hepatite, câncer e verrugas genitais. |
Intron A |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Você não deve usar este medicamento se já teve reação alérgica ao interferon alfa-2b ou se já teve hepatite autoimune. |
Como usar este medicamento: Injetável - Seu médico prescreverá a dose exata e lhe dirá quantas vezes você deverá administrá-la. Este medicamento é administrado como uma injeção sob a pele, em um músculo ou em uma veia.
- Um enfermeiro ou outro profissional de saúde lhe aplicará este medicamento.
- Você poderá ser orientado sobre como usar o medicamento em casa. Certifique-se de que compreendeu todas as instruções antes de fazer a autoaplicação da injeção. Não use uma quantidade maior do medicamento nem o use com mais frequência do que orientado pelo seu médico.
- Não guarde frascos ou seringas abertos. Não use o medicamento se ele tiver mudado de cor ou se tiver partículas.
- Deixe a solução atingir a temperatura ambiente antes de injetá-la.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Dose esquecida: Você deve usar este medicamento em horários fixos. Entre em contato com seu médico ou farmacêutico se você pular uma dose.
- Se você guardar este medicamento em casa, mantenha-o na geladeira. Não congele.
- Descarte as agulhas em um recipiente sólido e fechado de modo que as agulhas não possam perfurá-lo. Mantenha esse recipiente fora do alcance de crianças e de animais domésticos.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do interferon alfa-2b. Informe o seu médico se você estiver usando telbivudina (telbivudine), teofilina (theophylline) ou zidovudina (zidovudine).
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Este medicamento pode causar defeitos congênitos se qualquer parceiro o estiver usando em conjunto com a ribavirina durante a concepção ou gravidez. Informe seu médico imediatamente em caso de gravidez. Pacientes do sexo feminino e parceiras de pacientes do sexo masculino devem usar duas formas de controle de natalidade durante o tratamento e por seis meses após o término do tratamento. Pacientes do sexo feminino devem fazer exames de gravidez regularmente durante a combinação de tratamentos.
- Informe o médico se você estiver amamentando ou se apresentar doença renal, doença hepática (incluindo cirrose), problemas de sangramento, colite, diabetes, problemas nos olhos ou de visão, doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos, problemas de ritmo cardíaco, altos níveis de triglicerídeos, doença pulmonar (como DPOC), problemas de tireoide ou doenças autoimunes (como lúpus, psoríase, artrite reumatoide ou sarcoidose). Informe ao médico se você tiver um histórico de acidente vascular cerebral, coágulos de sangue, ataque cardíaco, depressão, doença mental ou problemas com drogas ou álcool.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Depressão, pensamentos ou comportamentos incomuns, pensamentos sobre se machucar ou machucar outras pessoas
- Problemas cardíacos
- Diabetes novo ou com piora, problemas de tireoide ou doenças autoimunes
- Problemas nos pulmões ou no fígado, novos ou com piora
- Inflamação do pâncreas ou dos intestinos
- Alterações na visão ou problemas nos olhos
- A apresentação em pó deste medicamento contém albumina, que é um derivado de sangue humano. Todo sangue doado é testado para verificar a presença de determinados vírus. Embora o risco de contrair um vírus do medicamento seja muito baixo, converse com seu médico se tiver alguma preocupação.
- Este medicamento pode deixá-lo cansado ou incapaz de se concentrar. Evite dirigir ou fazer qualquer outra atividade que possa ser perigosa até saber como este medicamento o afeta.
- Este medicamento pode fazer com que você tenha sangramentos e hematomas ou adquira infecções mais facilmente. Tome precauções para evitar doenças e lesões. Lave sempre as mãos.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Dor no peito ou problemas para respirar
- Urina de cor escura ou fezes claras, perda de apetite, dor no estômago, pele ou olhos amarelados
- Depressão, pensamentos ou comportamentos incomuns, pensamentos sobre se machucar ou machucar outras pessoas
- Diarreia com sangue
- Batimento cardíaco acelerado, lento, irregular ou palpitações
- Febre, calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido ou com coriza
- Vertigem, tontura, desmaio
- Dormência, formigamento ou dor com queimação nas mãos, braços, pernas ou pés
- Dor intensa e repentina no estômago, náusea, vômito, febre
- Dor de cabeça repentina ou intensa, problemas de fala ou movimento
- Sangramento, hematomas ou fraqueza incomuns
- Alterações na visão
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Diarreia, perda de apetite
- Perda de cabelo
- Dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações
- Erupção de pele leve, vermelhidão, coceira ou hematomas onde foi aplicada a injeção
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |