Metilfenidato (Via oral) Metilfenidato (meth-il-FEN-i-date)Trata TDAH. Trata também a narcolepsia.Nome(s) de marca : Pode haver outros nomes de marca para esse medicamento. |
|
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não use este medicamento se você já teve uma reação alérgica ao metilfenidato ou se tiver glaucoma, hipertireoidismo, tiques musculares ou um histórico de síndrome de Tourette. |
Como usar este medicamento: Cápsula de ação prolongada, Líquido, Comprimido, Comprimido mastigável, Comprimido de ação prolongada, Comprimido mastigável com ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- Este medicamento deve vir com um guia do medicamento (bula). Peça uma cópia ao farmacêutico se você não tiver um.
- Comprimido mastigável: Beba pelo menos 200 ml de água ou outro líquido ao tomar o comprimido.
- Comprimido mastigável, comprimido de liberação imediata ou líquido oral: Tome o medicamento 30 a 45 minutos antes das refeições. Se você tiver problemas para dormir, tome a última dose do dia antes das 18h.
- Cápsula de liberação retardada: Tome o medicamento pela manhã antes do café da manhã. Tome-o inteiro com água ou outro líquido. Se você não conseguir engolir a cápsula inteira, abra a cápsula e misture o medicamento com uma colher de sopa de purê de maçã. Tome essa mistura imediatamente e, em seguida, um pouco de água.
- Comprimido de liberação prolongada: Tome o medicamento pela manhã. Tome-o inteiro com água ou outro líquido. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Comprimido mastigável de liberação prolongada: Tome o medicamento pela manhã. Se o comprimido tiver uma marca, você poderá cortá-lo pela metade se precisar. Não quebre um comprimido que não tiver uma marca.
- Suspensão de liberação prolongada: Tome o medicamento pela manhã. Agite bem o frasco durante 10 segundos no mínimo antes de medir cada dose. Meça a dose com o dispensador que vem com o medicamento.
- Líquido oral: Meça o medicamento líquido oral com uma colher de medição marcada, seringa oral ou copo medidor de remédio.
- Se você tomar o comprimido de liberação prolongada, parte do comprimido pode passar para suas fezes. Isso é normal e não há motivo para preocupação.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta. Jogue fora toda a suspensão de liberação prolongada que não tiver sido utilizada após 4 meses.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Não use este medicamento se tiver usado um inibidor da MAO (MAOI) nos últimos 14 dias.
- Alguns alimentos e medicamentos podem afetar o funcionamento do metilfenidato. Os medicamentos e alimentos específicos em questão variam conforme as diferentes marcas de metilfenidato. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Guanetidina, fenilbutazona
- Antiácido ou outro medicamento para o estômago
- Medicamentos para pressão arterial
- Anticoagulante, incluindo a varfarina (warfarin)
- Medicamentos para tratar depressão, incluindo clomipramina, desipramina e imipramina
- Medicamentos para tratar convulsões, incluindo fenobarbital, fenitoína e primidona
- Álcool
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe seu médico se você estiver grávida ou amamentando, bem como se tiver doença cardíaca ou nos vasos sanguíneos, problemas de ritmo cardíaco, pressão alta, fenilcetonúria, problemas de tireoide ou histórico de convulsões, ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Informe seu médico se você ou qualquer pessoa da família tiver um histórico de depressão, distúrbios mentais ou abuso de álcool ou drogas.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Problemas graves do coração ou dos vasos sanguíneos, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (especialmente em pessoas que já têm problemas cardíacos)
- Vasculopatia periférica (um problema de circulação do sangue)
- Crescimento lento em crianças
- Este medicamento pode causar dependência. Não use mais do que a dose prescrita. Entre em contato com seu médico se você achar que o medicamento não está funcionando.
- Este medicamento pode causar tontura ou visão turva. Evite dirigir ou fazer qualquer outra atividade que possa ser perigosa até saber como este medicamento o afeta.
- Se precisar de cirurgia, informe seu médico que você está usando este medicamento. Os medicamentos usados durante uma cirurgia podem aumentar a pressão arterial quando usados com este medicamento.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Visão turva ou mudanças na visão
- Dor no peito que pode se espalhar, dificuldade para respirar, náuseas, suor incomum
- Energia ou inquietação extrema, confusão, agitação, humor ou comportamento incomuns
- Batimento cardíaco acelerado, lento, irregular ou palpitações
- Vertigem, tontura, desmaio
- Dormência, frio, palidez ou dor nos dedos dos pés ou das mãos
- Ereção dolorida ou ereção que dura mais de 4 horas
- Ver, ouvir ou sentir coisas que não existem
- Convulsões
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Boca seca, náusea, dor de estômago
- Perda de apetite, perda de peso
- Dificuldade para dormir
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |