Glatiramer (Por injecção) Glatiramer (gla-TIR-a-mer)Reduz a frequência de surtos (recaídas) em pacientes esclerose múltipla recidivante remitente (EMRR). |
Copaxone , Glatopa |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Você não deve usar este medicamento se já apresentou reação alérgica ao glatiramer ou ao manitol. |
Como usar este medicamento: Injetável - Seu médico prescreverá a dose exata e lhe dirá quantas vezes você deverá administrá-la. Esse medicamento é administrado sob a forma de injeção subcutânea.
- Você poderá ser orientado sobre como usar o medicamento em casa. Certifique-se de que compreendeu todas as instruções antes de fazer a autoaplicação da injeção. Não use uma quantidade maior do medicamento nem o use com mais frequência do que orientado pelo seu médico.
- Você será instruído sobre as partes do corpo nas quais pode aplicar a injeção. Use uma parte do corpo diferente a cada vez que você fizer a autoaplicação de uma injeção. Mantenha o controle de onde aplica cada injeção para alternar as áreas do corpo.
- Use uma nova agulha e seringa toda vez que for injetar o medicamento.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados:
Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe seu médico se você estiver grávida, amamentando ou se tiver uma infecção.
- Alguns pacientes podem ter uma reação alguns minutos depois de tomar uma injeção. Essa reação pode incluir rubor, batimentos cardíacos acelerado ou em pancadas, dor no peito, falta de ar, ansiedade, uma sensação de aperto na garganta ou urticária. A reação geralmente dura alguns minutos e desaparece sem tratamento. Se a reação for grave ou não desaparecer, ligue para seu médico imediatamente. Esta reação pode ocorrer mesmo se você tiver usado o medicamento regularmente por vários meses. Além disso, a dor no peito pode ocorrer sozinha, mas não deve durar mais do que alguns minutos.
- Este medicamento pode causar uma depressão permanente sob a pele no local da injeção. Entre em contato com seu médico imediatamente se tiver qualquer um desses efeitos colaterais no local da injeção: pele deprimida ou recuada; descoloração da pele verde-azulada ou preta; ou dor, vermelhidão ou descamação (pele solta) na pele.
- Evite pessoas que estejam doentes ou com infecções.
- Não pare de usar este medicamento sem antes consultar seu médico.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Ansiedade.
- Dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar.
- Batimento cardíaco acelerado, irregular ou em pancadas.
- Febre, calafrios, tosse, dor de garganta e dores no corpo.
- Dor intensa, vermelhidão, inchaço, coceira ou caroço onde for aplicada a injeção.
- Feridas ou úlceras na boca ou nos lábios.
- Inchaço na face, mãos, tornozelos ou pés.
- Glândulas linfáticas inchadas ou doloridas no pescoço, axila ou virilha.
- Dificuldade para engolir.
- Sangramento, hematomas ou fraqueza incomuns.
- Calor ou vermelhidão no rosto, no pescoço, nos braços ou na parte superior do peito.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Dor nas costas.
- Descoloração da pele.
- Visão dupla ou alterações na visão.
- Dor nas articulações ou nos músculos.
- Leve dor, vermelhidão, inchaço, coceira ou caroço onde for aplicada a injeção.
- Náuseas ou vômitos.
- Erupção cutânea ou coceira.
- Nariz com coriza ou obstruído.
- Suor.
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |