Levalbuterol (Pela respiração) Levalbuterol (lee-val-BUE-ter-ol)Trata ou previne broncoespasmo. |
Xopenex , Xopenex HFA , Xopenex Pediatric |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você já teve uma reação alérgica ao levalbuterol ou ao albuterol. |
Como usar este medicamento: Spray, Líquido - Seu médico lhe dirá a quantidade de medicamento que você deverá usar. Não use mais do que o indicado.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Não engula ou injete o medicamento. Somente inale o medicamento.
- Você usará este medicamento com um dispositivo inalador chamado nebulizador. O nebulizador transforma o medicamento em uma névoa fina que você inspira pela boca e chega aos pulmões. Seu cuidador mostrará a você como usar o nebulizador. Não misture levalbuterol com outros medicamentos em um nebulizador, a menos que seja recomendado pelo médico.
- Inalador em aerossol:
- Você deve usar esse medicamento com um dispositivo chamado inalador com dose medida. O inalador se encaixa no frasco do medicamento e o transforma em um spray fino que você inspira pela boca até os pulmões. Você pode ser orientado a usar um espaçador, que é um tubo colocado entre o inalador e a sua boca. Seu cuidador mostrará a você como usar seu inalador e o espaçador (se necessário).
- Agite bem o inalador antes de usá-lo. Evite espirrar o medicamento nos olhos.
- Remova a tampa e verifique o bocal para garantir que está limpo.
- Bombeie o inalador na primeira vez que for usá-lo. Aponte o inalador para longe do rosto. Pulverize no ar quatro vezes. Você também precisa bombeá-lo quando não usar o inalador por mais de três dias seguidos.
- para inalar esse medicamento, expire todo o ar tentando esvaziar os pulmões o máximo possível. Coloque o parte da boca bem na frente da sua boca com o frasco virado para cima.
- Abra a boca e respire lenta e profundamente (como se estivesse bocejando), e ao mesmo tempo pressione para baixo a parte superior do frasco de forma firme e de uma única vez.
- Prenda a respiração por cerca de cinco a dez segundos e depois a solte lentamente.
- Caso você precise usar mais de uma dose, aguarde de um a dois minutos antes de inalar a segunda dose. Repita essas etapas na próxima dose, começando por agitar o inalador.
- Limpe o inalador com água morna e seque ao ar completamente. Faça isso pelo menos uma vez por semana.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Solução (para nebulizador): Mantenha o medicamento na embalagem de alumínio até que esteja pronto para tomá-lo. Armazene as ampolas em temperatura ambiente, longe do calor e da luz direta. As ampolas da embalagem devem ser usadas em até duas semanas após abrir a embalagem.
- Inalador: Guarde o frasco em temperatura ambiente, longe do calor e da luz direta. Não congele. Não guarde este medicamento dentro do carro, onde ele pode ficar exposto a calor ou frio extremos. Não perfure o frasco nem o jogue no fogo, mesmo se estiver vazio.
- Inalador: Jogue fora o frasco depois de usar 80 ou 200 jatos. Pergunte ao farmacêutico se não tiver certeza. Não coloque o frasco na água para ver se ele está cheio (teste de flutuação).
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Este medicamento não deve ser usado junto com medicamentos inalados similares, tais como o albuterol, a isoprenalina (isoproterenol), o metaproterenol, o pirbuterol ou a terbutalina (terbutaline).
- Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do levalbuterol. Informe o médico se você estiver usando:
- Um diurético ou pílula d'água
- Um inibidor da MAO
- Medicamentos para pressão arterial (um betabloqueador)
- Digoxina (digoxin)
- Medicamento para depressão
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida, amamentando, se tiver doença renal, diabetes, doença cardíaca, problemas de ritmo cardíaco, pressão alta, tireoide superativa ou convulsões.
- Este medicamento pode causar maior dificuldade para respirar (broncoespasmo paradoxal) que pode representar risco de morte.
- Se você usar um medicamento corticosteroide para controlar a asma, continue a usá-lo conforme for instruído pelo médico.
- Se qualquer um dos medicamentos para asma aparentar não estar funcionando bem como sempre, ligue imediatamente para o seu médico. Não mude suas doses nem interrompa o uso de medicamentos sem conversar com o médico.
- O médico verificará seu progresso e os efeitos do medicamento em consultas regulares. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Dor no peito, batimento cardíaco acelerado, irregular ou em pancadas
- Boca seca, maior sede, câimbras musculares, náusea ou vômito, batimento cardíaco irregular
- Mais dificuldade para respirar
- Tremores ou tremedeira.
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Diarreia
- Tontura ou nervosismo
- Dor de cabeça
- Nariz com coriza, dor de garganta
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |