Glipizida (Via oral) Glipizida (GLIP-i-zide)Trata o diabetes tipo 2. |
Glucotrol , Glucotrol XL |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não o use se você já teve reação alérgica à glipizida. |
Como usar este medicamento: Comprimido, Comprimido de ação prolongada - Tome o seu medicamento conforme orientado. A dose pode precisar ser alterada várias vezes para descobrir o que melhor funciona para você.
- Tome o comprimido comum cerca de 30 minutos antes de uma refeição. Tome o comprimido de liberação prolongada no café da manhã, a menos que o médico faça outra indicação.
- Engula inteiro o comprimido de liberação prolongada. Não esmague, quebre nem mastigue.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Dose esquecida: Tome uma dose assim que se lembrar. Se estiver quase na hora da sua próxima dose, espere até o horário e tome uma dose regular. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.
- Armazene o medicamento em um frasco fechado, à temperatura ambiente, longe do calor, umidade e luz direta.
|
Medicamentos e alimentos a serem evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem afetar o funcionamento da glipizida. Informe o médico se você estiver usando algum dos seguintes:
- Aspirina, cloranfenicol, fluconazol, isoniazida, miconazol, niacina, fenitoína, probenecida
- Pílulas anticoncepcionais
- Medicamento betabloqueador
- Anticoagulante (incluindo varfarina)
- Diurético (pílula d'água)
- Inibidor da MAO
- Medicamento para tratar uma infecção (incluindo ciprofloxacina, levofloxacina, moxifloxacina)
- Medicamentos para artrite ou analgésicos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), como celecoxibe, diclofenaco, ibuprofeno ou naproxeno
- Medicamentos à base de fenotiazina
- Medicamentos esteroides
- Sulfonamidas
- Medicamento para tireoide
- Se você também estiver tomando colesevelam, tome-o pelo menos 4 horas depois de tomar a glipizida.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando ou se tiver doença renal, doença hepática, problemas cardíacos ou nos vasos sanguíneos, problemas de estômago ou intestino, problemas de glândula adrenal ou pituitária ou deficiência de G6PD. Informe seu médico se você costuma tomar bebidas alcoólicas.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Maior risco de problemas cardíacos ou vasculares
- Hipoglicemia
- Parte do comprimido de liberação prolongada pode passar nas fezes. Isso é normal.
- Seu médico fará exames de laboratório em consultas regulares para verificar os efeitos do medicamento. Compareça a todas as consultas.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Visão turva, alterações na visão
- Batimento cardíaco acelerado ou em pancadas, vertigem, tontura
- Dor de cabeça ou confusão
- Sudorese, tremores, falta de firmeza, aumento da fome
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Náuseas leves, diarreia ou mal-estar estomacal
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |