Insulina aspártico recombinante (Insulin Aspart, Recombinant) (Por injecção) Insulina aspártico recombinante (Insulin Aspart, Recombinant) (IN-su-lin AS-part, ree-KOM-bi-nant)Trata o diabetes. |
NovoLOG , NovoLOG FlexPen , NovoLOG PenFill |
Casos em que este medicamento não deve ser usado: Este medicamento não é indicado para todas as pessoas. Não use se você já teve reação alérgica à insulina aspártico. |
Como usar este medicamento: Injetável - Seu médico trabalhará com você para personalizar sua dose e seu tratamento com base em suas necessidades de insulina e seu estilo de vida. Será ensinado a você como você mesmo pode aplicar as injeções. Certifique-se de que compreendeu todas as instruções. Pergunte ao médico, enfermeiro ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Sempre verifique a concentração (intensidade) da sua insulina e sua dose. A concentração e a dose não são a mesma coisa. A dose é quantas unidades de insulina você usará. A concentração indica a quantidade de unidades de insulina a cada mililitro (ml), como 100 unidades/ml (U-100), mas isso não quer dizer que você usará 100 unidades de cada vez.
- Leia e siga as instruções que acompanham este medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
- Use este medicamento 5 a 10 minutos antes das refeições.
- Se você estiver misturando a insulina aspártico e uma insulina de ação prolongada na mesma seringa, sempre aspire a insulina aspártico na seringa primeiro. Em seguida, aspire a insulina de ação mais prolongada.
- Não use este medicamento se ele estiver turvo ou espesso.
- Você será instruído sobre as partes do corpo nas quais pode aplicar a injeção. Use uma parte do corpo diferente a cada vez que você fizer a autoaplicação de uma injeção. Mantenha o controle de onde aplica cada injeção para alternar as áreas do corpo.
- Frasco: Use somente as seringas que são fabricadas para injeções de insulina. Use uma seringa nova cada vez que for aplicar uma injeção.
- Cartucho ou caneta: Use uma agulha nova cada vez que for aplicar uma injeção.
- Bomba de insulina:
- Certifique-se de que sua bomba seja feita para insulina de ação curta.
- Não misture a insulina aspártico com outras insulinas na bomba.
- Mude a solução de insulina no reservatório da bomba pelo menos a cada 6 dias. Troque o conjunto de infusão e o local da infusão pelo menos a cada 3 dias.
- Mantenha a bomba e os equipamentos da bomba longe do calor e da luz direta. O calor pode aumentar a temperatura da insulina e impedir que ela funcione como deveria.
- Informe o seu médico imediatamente se sua bomba de insulina quebrar ou vazar. É possível que você precise de injeções até que sua bomba seja consertada.
- Verifique sempre o rótulo antes do uso para se certificar de que você tem o tipo correto de insulina. Não altere a marca, o tipo ou a concentração a menos que for indicado por seu médico.
- Armazene todos os medicamentos longe do calor e da luz direta. Jogue fora qualquer medicamento que tenha passado da data de validade.
- Recipientes fechados (ampola, caneta ou cartucho):
- Armazene na geladeira. Não congele. A insulina durará até a data de validade, quando armazenada na geladeira.
- Você pode armazenar o recipiente em temperatura ambiente por até 28 dias.
- Recipientes abertos:
- Frascos: Manter na geladeira ou em temperatura ambiente por até 28 dias.
- Cartucho ou caneta: Armazene em temperatura ambiente em local fresco, por até 28 dias. Não refrigere cartuchos abertos nem canetas.
- Descarte as agulhas em um recipiente sólido e fechado de modo que as agulhas não possam perfurá-lo. Mantenha esse recipiente fora do alcance de crianças e de animais domésticos.
|
Medicamentos e alimentos a ser evitados: Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas e produtos fitoterápicos. - Alguns medicamentos podem alterar a quantidade de insulina que você precisa usar e dificultar o controle do diabetes. Informe a seu médico todos os outros medicamentos que você esteja usando.
- Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver usando este medicamento.
|
Cuidados ao usar este medicamento: - Informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando ou se tiver doença renal, doença hepática, doença cardíaca ou insuficiência cardíaca.
- Este medicamento pode causar os seguintes problemas:
- Baixos níveis de açúcar ou de potássio no sangue
- Retenção de líquidos ou insuficiência cardíaca, quando usado em conjunto com medicamentos tiazolidinedionas (TZD)
- Nunca compartilhe cartuchos, canetas ou agulhas de insulina com ninguém. O compartilhamento desses objetos pode transmitir o vírus da hepatite, HIV e outras doenças de uma pessoa para outra.
- Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças. Nunca compartilhe seu medicamento com outra pessoa.
|
Possíveis efeitos colaterais ao usar este medicamento: Ao observar qualquer um destes efeitos colaterais, entre em contato com o médico imediatamente: - Reações alérgicas: coceira ou urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou na garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
- Boca seca, maior sede, câimbras musculares, náusea ou vômito, batimento cardíaco irregular
- Ganho rápido de peso, inchaço nas mãos, tornozelos ou pés, problemas respiratórios, cansaço
- Tremedeira, tremores, suor, batimento cardíaco rápido ou acelerado, vertigem, fome aumentada, confusão
Se você observar estes efeitos colaterais menos graves, converse com seu médico: - Vermelhidão, coceira, inchaço ou alterações na pele onde for aplicada a injeção.
|
Se você observar outros efeitos colaterais que acha que sejam causados por esse medicamento, converse com seu médico. Ligue para seu médico para pedir orientação sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar os efeitos colaterais à FDA (Food and Drug Aministration, agência dos EUA que regula e fiscaliza a fabricação de alimentos, medicamentos e cosméticos) nos EUA pelo telefone 1-800-FDA-1088 |